AZLabs @ O Espaço do Tempo

Audiencia Zero – Exposicao
LCD + AltLab + xDA Portugal
12 a 31 julho 2010
Convento da Saudacao | Montemor-o-Novo

Mostra de trabalhos e projectos de arte digital e multimédia dos laboratórios Audiência Zero : AltLab (Lisboa), LCD (Matosinhos) e xDA (Coimbra).

A Audiência Zero é uma associação cultural criada em 2006 com o objectivo de combater a dispersão de pessoas e meios, formar públicos para a cultura e abraçar a Internet e as novas tecnologias como plataformas para o avanço da cultura.

Desde 2008 a associação tem desenvolvido um projecto de formação denominado Centro de Criatividade e Tecnologia através do qual organiza cursos e workshops relacionados com a aplicação criativa da tecnologia com ênfase especial em ferramentas livres e open source que fomentam a partilha livre de conhecimento.

Da actividade deste projecto surgiu a necessidade de haver um espaço informal onde as pessoas que começam a aprender a usar a tecnologia para fins criativos se pudessem encontrar para continuar a sua aprendizagem partilharem conhecimento e experiências e desenvolver projectos em conjunto. Foi assim que nasceu o projecto dos Laboratórios Audiência Zero, que no espaço de dois anos cresceu de um para três espaços a nivel nacional, o Altlab em Lisboa, o LCD – Laboratório de Criação Digital no Porto e o xDA – Atelier de Experimentação Digital em Coimbra.
Hoje em dia estes espaços servem como ponto de encontro regular para uma nova geração de criadores, artistas e não só, ligados numa rede a nivel nacional­, sem medo de se apropriarem da tecnologia e do conhecimento para pôr em prática as suas ideias num ambiente de partilha e experimentação livre.

Esta exposição apresenta os resultados de uma experiência única. Durante 17 dias, 30 membros dos Laboratórios Audiência Zero de todo o país e do estrangeiro viveram e trabalharam juntos em projectos colectivos. Formaram-se novas equipas­, surgiram infinitas ideias, experimentaram-se novas ferramentas e tecnologias, viveram-se peripécias incríveis e fizeram-se novos amigos. Os projectos patentes nesta exposição apenas a ponta do véu, verdadeiro impacto desta experiência ainda está para vir.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *